22 de jul. de 2015

Insônia Filosófica II

Começaremos com a ARTE DA PRUDÊNCIA:


CARÁTER E INTELIGÊNCIA:

"São os dois pólos para exibir as qualidades de um homem.
Um sem o outro é boa sorte pela metade.
Não basta ser inteligente, é preciso também ter predisposição de caráter.
A má sorte do tolo é desconsiderar a sua condição, ocupação, vizinhança e amizades."

BALTSAR GRACIÁN, nascido na Espanha (* 08/01/1601 + 06/12/1958, além de Filósofo e Teólogo, é um dos pensadores que arrebanha grandes seguidores como François de La Rochefoucauld, Voltaire, Jacques Lacan e principalmente os filósofos Arthur Schopenhauer e Friedrich Nietzsche.
Sua "pegada" sempre pautada pela Sobriedade e Concisão.


Do alto de minha Cadeira do Papai (Estofados JA) acompanhado da Minha Caneca Personalizada, Rubronegra (Esarp Brindes) degustando meu Cappuccino Italiano São Braz, vamos ao debate:
Atualmente o nosso País passando por uma Crise mais Política do que Econômica seria bem melhor se nossos Governantes lessem e aplicasse "A Arte da Prudência".

De que serve a Inteligência de um Homem se não andar de mãos dadas com o Caráter ?

Indo ao fundo da citação será que podemos considerar "Inteligente" um Homem que não possui "Caráter" ?

Escândalos são inúmeros: Petrobrás, Mensalão, Mensalinho e etc. Como bem disse um Estudioso em uma entrevista: "Ficaria muito feliz se toda a Corrupção do nosso País fosse apenas os "Políticos."

Corrupção começa em casa quando enquanto Pai e vejo meu Filho reprovado na Escola por não cumprir suas obrigações de Estudante vou ao Colégio bater de frente com o "Professor" e questionar porque meu filho não foi aprovado?

Perguntar se as mensalidades estão atrasadas?

Corrupção começa quando conduzindo um veículo irregular e sem CNH ponho a mão na carteira e ofereço o famoso "Dinheiro do Café" e depois estufo o peito e reclamo de uma Polícia que "Come Toco".

Corrupção começa quando grito e aprovo em alto e bom tom que meu Prefeito é Ladrão mas Faz.

Corrupção começa quando chego ao Banco e sendo o fim de uma fila kilométrica vejo meu amigo na frente e peço pra pagar meu boleto.

Em um Mundo desonesto, capitalista e injusto, "Caráter" que um dia foi ensinado pelos meus Pais: Ele Caminhoneiro e Ela Professora de Primário e sempre me cobraram com fervor, que era "Obrigação passou a ser Virtude".

Quem de vocês foram educados para ser mal Caráter ?

Portanto sigamos o Bom Gracian e sua Arte da Prudência.

Não vamos de forma alguma esquecer esse casamento: "Inteligência & Caráter", lembremos a todo instante que em nossas ações serão nossos parâmetros:
Nossa Condição;
Nossa Ocupação;
Nossa Vizinhança
Nossa Amizades.

Para encerrar parafraseando com um Provérbio Chinês que carrego nas costas:
" A semeadura é opcional, já colheita é certa.
Trabalho árduo e perene, orai e vigiai, porque a Lei do Cosmo é implacável!"

Bom dia a todos e até a próxima Insônia Filosófica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário