22 de set. de 2010

22 de Setembro Dia do Contador

Comemora-se hoje o Dia do Contador.

Segundo o Site Recanto das Letras (http://recantodasletras.uol.com.br/artigos/304275):

Uma Profissão que embora muitos acreditam que seja nova, surgiu na antiguidade com o Padroeiro da Profissão "São Mateus" que antes de evangelizar exercia a Atividade de Publicano (pessoa que cobrava os impostos). 


Mais tarde o início desse sistema de ordenação e escrituração das contas de uma empresa aconteceu empiricamente, ou seja, seu conhecimento desenvolveu-se através da experiência adquirida com a prática, e seu criador - e principal divulgador do método de partidas dobradas - foi o monge franciscano Lucas Pacioli (1450-1510), matemático italiano e professor dessa matéria nas principais cidades de seu país. 




No Brasil a Profissão foi regulamentada pelo decreto nº 9295 de 1946, a profissão de contador tem suas atribuições definidas pela resolução 560, de 1983, do Conselho Federal de Contabilidade.

Atualmente a Profissão de Contador tem passado por grandes mudanças devido a inovação da Máquina do Governo. Começando pela Nota Fiscal Eletrônica - NFe, que faz parte de um projeto mais ambicioso que é o SPED (Sistema Público de Escrituração Digital).

O SPED popularmente falando é: trazer para o mundo da informática a rotina de um Contador (um conjunto de escriturações de documentos fiscais e de outras informações de interesse dos fiscos das unidades federadas e da Secretaria da Receita Federal do Brasil, bem como de registros de apuração de impostos referentes às operações e prestações praticadas pelo contribuinte.

É um projeto macro, quebra de parâmetros, mas que coloca o Estado a par da modernidade e do mundo em que vivemos.

Portanto aos Contadores, muita garra pois deve-se desaprender muita coisa e aprender muito mais.


Coragem, Perseverança e Sucesso!!

Fica aqui um abraço aos Amigos Contadores e aos contribuem com os Escritórios Contábeis:

Andréia Cavalcanti
Zezinho Cavalcanti
Zé Vieira
Wilma Fragoso
Conceição
Gil
A Família do JCF Escrita Contábeis, Sr João Fonseca(vô), João Fonseca Júnior, Dinho e Equipe.
Antônio Barros e Equipe
Jamy e Equipe
Isaurani

Enfim a todos os que fazem da Contabilidade instrumento necessários para tomada de decisões quer sejam para nossa empresa ou pra nossa vida.

A todos a nossa singela Homenagem.


Feliz Dia do Contador - 22 de setembro.

Um comentário:

  1. É bom saber que somos lembrados as vezes.
    Parabens Contadores e usuários da contabilidade

    ResponderExcluir