28 de fev. de 2012

José Pimentel dirige espetáculo sobre lampião

POSTADO ÀS 08:00 EM 28 DE Fevereiro DE 2012
 
 
José Pimentel não está parado nas suas produções teatrais. Em 2012, o ator resolveu encarar um novo desafio. Dirigir uma peça teatral chamada “O Massacre de Angicos”, no município de Serra Talhada.

A estreia está prevista para acontecer no dia 19 de julho, na Estação do Forró. Para isso, o diretor já está no município de Serra Talhada para treinar e preparar os atores que vão fazer parte dessa nova empreitada.

O ator, que já interpretou Jesus por diversas vezes, na Paixão de Cristo, agora tem um novo objetivo nas mãos.

O desafio é contar a história do cangaceiro Virgolino Ferreira da Silva, o Lampião, que percorreu os sertões do nordeste brasileiro e morreu em Angicos (na fronteira entre Sergipe e Alagoas).

Depois da morte de Virgolino, o Estado passou a negociar a rendição de outros cangaceiros importantes, como Zé Sereno.


“Em Angicos, Lampião reuniu vários subgrupos como os liderados por Zé Sereno e Ângelo Roque (Labareda). O cangaceiro Corisco atravessava o rio São Francisco para encontrar com Lampião, quando ouviu alguns tiros que estavam sendo disparados durante o ataque do Capitão João Bezerra à fazenda em que se encontrava o grupo do Rei do Cangaço, composto por 58 bandidos”, diz o ator.

“Muitos cangaceiros conseguiram escapar, mas 11 foram mortos e decapitados. As cabeças cortadas serviam para mostrar que Lampião realmente havia sido eliminado, já que em outras oportunidades falsas notícias da morte do líder do cangaço foram espalhadas. Este fato chegou a ser notícia nos EUA, onde a Time Magazine publicou um pequeno texto sobre a morte de Lampião. Após a morte de Lampião, Corisco assumiu o posto de vingador”.

Fonte: Blog do Jamildo (José Pimentel dirige espetáculo sobre Lampião)