15 de out. de 2013

15 de Outubro - Dia do "Professor ou Sofressor" ?

Hoje 15 de outubro, Dia do Professor, é até engraçado, pois em todo o Mundo comemora-se no dia 05 de outubro, é como se no Brasil passaram 10 (dez) dias analisando se devia comemorar ou não.

Como bom aluno que fui desde a época de Tia Jailza, Tia Nina Rodolfo, Tia Socorro e por ai vai, não poderia deixar de homenagear esses Heróis que ganharam o nome de Professores ou “Sofressores”, dependendo do ponto de vista.

Como irmão, sobrinho e filho de Professoras sinto na pele mais do que ninguém o quanto é desvalorizada essa classe.

Tirem-me uma dúvida: Vi uma reportagem que brigavam Sindicatos e Representantes de Classes pelo Teto Máximo do Salário de um Professor com Pós-Doutorado em torno de R$ 14.852,73, enquanto que um salário inicial de um Juiz de Direito fica em torno de R$ 21.000,00.


Respeitado as devidas proporções, o que quero mostrar é a distância curricular entre ambos.

Existe outro remédio para nosso País a não ser pela Educação?

Existe Educação nota 10 com professores mal remunerados e mal formados?

E o pior é que esse pensamento não é muito antigo:  Platão, na sua obra A República, alertava para a importância do papel do professor na formação do cidadão.

Fazer o quê se tem um corpo de eleitores com fome e alienados?

Onde uma Emissora de TV decide o que se faz no País, elege os Governantes e some com Processos Milionários sem ninguém perceber.

Mas acredito, na força da juventude que sai nas ruas e cobrando nossos valores, são abordados por Policiais mal remunerados e despreparados para lidar com tal situação.

Meus pêsames aos que se dizem Representante do Povo e ainda não acreditam na Educação.

Aos meus Eternos Mestres desde a Escola de Tia Jailza, Jarina Maia, Auxiliadora, Marista Pio XII, FACAL e UFRPE, meu muito obrigado pela minha formação, nada seria se não fosse por vocês.

Feliz Dia dos Professores e não tenho como pagar tais atos a não ser citando em minhas futuras conquistas.

Pra finalizar faço das Palavras do Imperador Dom Pedro II as minhas Palavras:
“Se não fosse imperador, desejaria ser professor. Não conheço missão maior e mais nobre que a de dirigir as inteligências jovens e preparar os homens do futuro.”


A Vida em Balões




De forma simples, bela e bem verdadeira, o vídeo "Floating in my mind." mostra-nos uma metáfora sobre o ciclo da vida e nossa dificuldades de nos desprender-nos.

Muito inteligente, prático e marcante.

Adorei.