25 de set. de 2015

O Preço do Jeitinho Brasileiro

Embora minha formação seja Administração de Empresas e Marketing, sou apaixonado pelo Universo do Comportamento Humano.

As vezes chego a brincar falando que as duas profissões mais felizes são Médico Veterinário e Médico Legista pois ambos não tratam com "Homens Vivos".

Onde existe pessoas existem conflitos, e a gestão desses conflitos é o que nos faz crescer.

Atualmente estamos numa Crise Econômica e Crise de Valores onde a primeira é decorrente da segunda, embora a mídia mire todos as suas armas para a primeira pois até a própria mídia é causadora da Crise de Valores também,

Vejam o que diz o Filósofo e Pensador Leandro Karnal:

As pessoas gostam de dizer “não temos terremotos, não temos furações, não temos tufões”. E as pessoas mais cínicas dizem “já temos os políticos! Deus não quis aumentar o número de desgraças que o país teria,  e se deu ao Japão tufões e terremotos, a nós deu o senado e a Câmara dos Deputados”.
 Leandro Karnal na palestra O ódio no Brasil.

Se toda a crise estivesse só na Política era batata pra se resolver o caso.

Esquecemos que a Política é criada e praticada pelo Homem, que em dado momento passa adiante através de suas ações e hábitos coisas positivas e negativas.

A vida é cíclica, e como bem diz o Provérbio Chinês - salvo engano:
"A Semeadura é Livre mas a Colheita é Obrigatória"

Pois bem, é fato que nossa semente na criação do nosso País não foi lá das melhores, modificada geneticamente, pelo contrário, povoou "Pidorama" o que existia de pior nos Solos Europeus.

Já dizia o Imortal Nelson Rodrigues: "Toda Unanimidade é burra", dentre a banda podre será que não veio nada que se aproveitasse ?

Claro que sim, é que o Mal é muito melhor e mais fácil de vender.

Se é pra justificar o presente com o passado, pesquisemos o que de bom temos e nos agarremos nisso, no pior das hipóteses usemos a famosa RESILIÊNCIA.

Enfim, se quiser praticar o Bem, tem jeito porque quem quer faz e quem não quer arranja uma desculpa.

Fato é que a nossa semeadura foi em muitos casos a pior que poderíamos semear e agora estamos colhendo os nossos frutos, como muito bem nos aponta o Elogiável e Bravo Dr Sérgio Moro:

 “No âmbito das instituições públicas, é extremamente necessário, não só uma postura firme por parte das autoridades públicas contra a corrupção, mas também a postura dos juízes e mais reformas no nosso sistema de justiça criminal. Nosso sistema de justiça criminal, como eu disse, tem muito do italiano, e é extremamente moroso”, ressaltou o magistrado, que tem teses acadêmicas sobre a Operação Mãos Limpas, que combateu a máfia na Itália durante a década de 1990.

É muito fácil alegar que fui extorquido, difícil é assumir a cultura de corrupção que implantamos dentro de nossos lares.

Ensinando os nosso filhos a "colar ou filar" na prova quando não cumprimos o nosso dever de estudante.

Faço o País que sonho toda vez que saio de casa, não me conformo com o que vejo e não é esse País que quero deixar pros meus netos.

Estou com o Sr Dr. Sérgio Moro, não é prendendo apenas os Corruptos que vamos mudar nosso País é preciso REEDUCAR os CORRUPTORES.

Numa época de Crise até o Jeitinho Brasileiro ficou muito caro.

Propina parte de alguém para esconder a verdadeira incompetência e jogo de interesses.

Educação neles.