12 de mar. de 2012

Baião tá de Luto


Há 50 anos, morria no Rio de Janeiro, o compositor Zé Dantas, que nasceu no dia 27 de fevereiro de 1921.

8 de mar. de 2012

Texto do Dia


Um homem inteligente falando das mulheres

Tenho apenas um exemplar em casa, que mantenho com muito zelo e dedicação,
mas na verdade acredito que é ela quem me mantém.
Mulher vive de carinho. Dê-lhe em abundância. É coisa de homem sim, e se ela não receber de você vai pegar de outro.
Beijos matinais e um 'eu te amo’ no café da manhã as mantém viçosas e perfumadas durante todo o dia.
Flores também fazem parte de seu cardápio – mulher que não recebe flores murcha rapidamente e
adquire traços masculinos como rispidez e brutalidade.
Respeite a natureza. Você não suporta TPM? Case-se com um homem.
Mulheres menstruam, choram por nada, gostam de falar do próprio dia.
Não faça sombra sobre ela. Se você quiser ser um grande homem tenha uma mulher ao seu lado,
nunca atrás. Assim, quando ela brilhar, você vai pegar um bronzeado.
Porém, se ela estiver atrás, você vai levar um pé-na-bunda.
Aceite: mulheres também têm luz própria e não dependem de nós para brilhar.
O homem sábio alimenta os potenciais da parceira e os utiliza para motivar os próprios.
Ele sabe que, preservando e cultivando a mulher, ele estará salvando a si mesmo.
É, meu amigo, se você acha que mulher é caro demais, vire gay. Só tem mulher quem pode!"
Luís Fernando Veríssimo


08 de Março - Dia Internacional da Mulher


Prezados Leitores.

Hoje 08 de março quero de coração parabenizar todas as Mulheres sem exceção.

Todas as Mulheres que foram cantadas por Milton Nascimento, Benito de Paula, Erasmo Carlos, Simonal, Geraldo Azevedo, Chico Buarque, Roberto Carlos.

Mulheres que foram temas de Cinema como Gabriela, Cravo e Canela; Dona Flor e Seus Dois Maridos, Joana D'arc, A Dama de Ferro, Cleópatra,...
  
Mulheres que foram pintadas por Leonardo Da Vinci, Pino Daeni, Claude Monet, Pablo Picasso.

Mulheres que foram inspiração de Poemas para Victor Hugo, Arnaldo Jabor, Machado de Assis, e etc.
Eu poderia passar o dia aqui buscando momentos em que a Mulher foi a inspiração de grandes feitos, mas não é essa a minha intenção.

Convido todos a parar e pensar um pouco sobre:
“Como seria um mundo sem as mulheres?”

  • Primeiro nos remetendo ao Gênesis, não teríamos Eva e nem Pecado, dessa forma não teríamos família e não teríamos nascido;


  • Nunca saberíamos o significado das Palavras: AMOR, PAIXÃO, SENTIMENTO, EMOÇÃO, BELEZA,...
  • Já pensou um mundo sem o perfume delas, sem seu charme?


  • Imagine um trânsito parado, o sinal fechado sem aquela Morena ou Loira com aquele vestido moldando seu corpo, o vento soprando contra ela e aqueles cabelos soltos, quem é homem sabe do que estou falando;


  • E nossa vida sem nos apaixonar, lá atrás no colégio, onde aparece o primeiro amor, quem nunca colocou espelho no tênis para ver as calcinhas das meninas? Eu mesmo já fiz isso, e sem mulher nada disso seria possível;


  • E o colo? Ah! Nada melhor do que um colo feminino para nos acalentar e repor nossas energias, quem pode calcular o valor de um cafuné feito por nossa Mãe, Esposa ou Amiga?


  • A Beleza da mulher faz o mundo ser mais mundo, quer ver uma coisa? Tem coisa mais horrível do que Banheiro Masculino? Daí dá pra imaginar um pouco do mundo sem Elas. Sua Beleza equilibra nossa vida, torna tudo mais bonito, o céu é mais azul, as flores exalam seu perfume para reverenciá-las, nada mais sublime que a Beleza Feminina;


  • Sua Bravura, quem de nós seria possível de cumprir uma jornada feminina: acordar preparar os filhos, café da manhã, se arrumar, preparar o almoço, ir ao trabalho, chegando de 09 horas de trabalho no mínimo, preparar o jantar, ouvir os problemas dos filhos e esposo, aconselhar todos, arrumar a cama, contar histórias para os caçulas, separar brigas de crianças, participar de reuniões escolares, e feito tudo isso, ter energia para fazer amor com seu esposo como se nada disso tivesse acontecido;
  • Já pensou um mundo sem Playboy, sem Novelas, sem Garota de Ipanema, Xuxa, Luana Piovani, Ivete Sangalo, Dilma Rousseff, Maria Betânia, Clarisse Lispector, Cecília Meireles, Elba Ramalho.


Paro e fico pensando como seria da minha Vida sem:

Rilda: Mãe, a culpada por tudo isso, a mulher que me ensinou tudo e mais um pouco, que herdei dela essa diplomacia que tenho de procurar agradar a todos e sempre costurar numa briga e apaziguar a situação;


Marias Josés: Avó Materna e Paterna, saudades de seus colos e carinho, quem tem vó sabe do que tou falando;

Tia Neli: Mais Mãe do que Tia, minha tutora, mulher guerreira, devo-lhe muito e me agüenta até hoje, entende minha linguagem, minha Amiga;


Cristiane: Irmã mais velha que também é mais Mãe do que irmã, e foi através dela que aprendi até onde vai o “Amor de uma Mãe”, dedicou parte de sua vida ao seu único Filho Deivid que viveu parte de sua vida numa cadeira de rodas e morreu aos 15 anos, portador de Distrofia Muscular Duchenne;


Adriana: Esposa, outra Pessoa Especial em minha vida, me atura, me agüenta e ainda me dá carinho, atenção, broncas quando erro e me ensina como matar um leão todo dia, é outra guerreira;


Iara: Enteada, além de tudo acima que herdou da mãe, ainda toca violão pra mim e eu a acompanho com o pandeiro, é “minha Tabiquinha”;

Minhas Cunhadas (Nem e Renilda): Por terem aguentados meus irmãos que não é fácil e de quebra ainda me deram lindos sobrinhos;

Rogéria, Caroline, Cibele : Sobrinhas que amo de coração, são as filhas que não tive, onde recarrego minhas energias, nada paga um carinho dado por elas, confesso ouvir dizer: “Titio Júnior” me derrete;

Tia Jailza, Tia Socorro e Tia Nina: Minha eternas professoras de Jardim e Primário, sem elas não estaria escrevendo esse texto;

Enfim poderia ficar citando os nomes de mulheres que fazem parte da minha vida, mas acredito que o tempo seria pouco, portanto ao invés de escrever deixo essa parte para o Imortal Poeta :Victor Hugo, que diz bem em seu Poema “ O Homem e A Mulher”.

Peço desculpas pois não tenho capacidade de citar num simples texto todo valor que uma mulher tem, isso aqui é apenas uma amostra mínima escrita por um simples aprendiz.

Feliz dia Internacional da Mulher a todas e obrigado por fazerem parte da minha História:
   
O Homem e a Mulher
Victor Hugo

O homem é a mais elevada das criaturas.
A mulher é o mais sublime dos ideais.

Deus fez para o homem um trono.
Para a mulher, um altar.
O trono exalta.
  O altar santifica.

O homem é o cérebro; a mulher é o coração.
O cérebro fabrica a luz; o coração produz Amor.
A luz fecunda.
O Amor ressuscita.

O homem é forte pela razão.
A mulher é invencível pelas lágrimas.
A razão convence.
As lágrimas comovem.

O homem é capaz de todos os heroísmos.
A mulher, de todos os martírios.
O heroísmo enobrece.
O martírio sublima.

O homem tem a supremacia.
A mulher, a preferência.
A supremacia significa a força.
A preferência representa o direito.

O homem é um gênio; a mulher, um anjo.
O gênio é imensurável; o anjo, indefinível.
Contempla-se o infinito.
Admira-se o inefável.

A aspiração do homem é a suprema glória.
A aspiração da mulher é a virtude extrema.
A glória faz tudo grande.
A virtude faz tudo divino.

O homem é um código.
A mulher, um evangelho.
O código corrige.
O evangelho aperfeiçoa.

O homem pensa.
A mulher sonha.
Pensar é ter no crânio uma larva.
Sonhar é ter na fronte uma auréola.

O homem é um oceano.
  A mulher um lago.
O oceano tem a pérola que adorna.
O lago, a poesia que deslumbra.

O homem é a águia que voa.
A mulher é o rouxinol que canta.
Voar é dominar o espaço.
Cantar é conquistar a alma.

O homem é um templo.
A mulher é o sacrário.
Ante o templo nos descobrimos.
Ante o sacrário nos ajoelhamos.

Enfim, o homem está colocado onde termina a terra.
  E a mulher onde começa o céu.



28 de fev. de 2012

José Pimentel dirige espetáculo sobre lampião

POSTADO ÀS 08:00 EM 28 DE Fevereiro DE 2012
 
 
José Pimentel não está parado nas suas produções teatrais. Em 2012, o ator resolveu encarar um novo desafio. Dirigir uma peça teatral chamada “O Massacre de Angicos”, no município de Serra Talhada.

A estreia está prevista para acontecer no dia 19 de julho, na Estação do Forró. Para isso, o diretor já está no município de Serra Talhada para treinar e preparar os atores que vão fazer parte dessa nova empreitada.

O ator, que já interpretou Jesus por diversas vezes, na Paixão de Cristo, agora tem um novo objetivo nas mãos.

O desafio é contar a história do cangaceiro Virgolino Ferreira da Silva, o Lampião, que percorreu os sertões do nordeste brasileiro e morreu em Angicos (na fronteira entre Sergipe e Alagoas).

Depois da morte de Virgolino, o Estado passou a negociar a rendição de outros cangaceiros importantes, como Zé Sereno.


“Em Angicos, Lampião reuniu vários subgrupos como os liderados por Zé Sereno e Ângelo Roque (Labareda). O cangaceiro Corisco atravessava o rio São Francisco para encontrar com Lampião, quando ouviu alguns tiros que estavam sendo disparados durante o ataque do Capitão João Bezerra à fazenda em que se encontrava o grupo do Rei do Cangaço, composto por 58 bandidos”, diz o ator.

“Muitos cangaceiros conseguiram escapar, mas 11 foram mortos e decapitados. As cabeças cortadas serviam para mostrar que Lampião realmente havia sido eliminado, já que em outras oportunidades falsas notícias da morte do líder do cangaço foram espalhadas. Este fato chegou a ser notícia nos EUA, onde a Time Magazine publicou um pequeno texto sobre a morte de Lampião. Após a morte de Lampião, Corisco assumiu o posto de vingador”.

Fonte: Blog do Jamildo (José Pimentel dirige espetáculo sobre Lampião)

24 de fev. de 2012

Frase do Dia



"Há uma hora de partida mesmo quando não há lugar certo para ir."

Tennesee Williams - Escritor e Dramaturgo Americano


Era uma vez...



U
m lugar muito, mas muuuuuuuito distaaaaaaaaaaante onde todos viviam em paz, mas 
que o progresso só chegava a passos de tartaruga.

O povo desse lugar trabalhava como louco e seu Governo nada fazia para melhorar a vida daquele povo.

Entrava governo saia governo e percebia-se que as ações de tais governos eram tidas para benefício próprio e em prol de uma minoria.

E o povo continuava trabalhando, e nada de ações do governo.

O governo era acompanhado por um Conselho que tinha como função fiscalizar suas ações, proteger e lutar pelo povo, mas isso nunca saia do papel.

Como o Governo só visualizava o próprio umbigo, com o Conselho não seria diferente.
Trabalho, ações, aprovar alguma coisa, vinha logo uma conversa com os próprios botões: “Vou ganhar o quê, vou ter alguma vantagem? Se sim, tá aprovado, se não tou fora, engaveta, arquiva, etc.

Passaram-se anos, décadas, mais de meio século e a cultura daquele lugar continuava a mesma.

Até que um dia um pequeno jovem começou a rezar, e rezar fervorosamente pedindo em suas preces simples coisas:

Um Governo que fosse eleito pelo povo e para o povo - que não fizesse uma gestão para si só, e que não fizesse do palácio a extensão da sua casa, ou melhor, como diz o dito popular: “Que não fizesse na vida pública aquilo que fazia na privada.”

Que trabalhasse de forma honesta com ideologia, que acompanhasse o tempo e soubesse o que é Educação, Saúde, Trabalho, Cidadania e etc.

Que tivesse coragem de trabalhar e não fizesse do seu mandato seu emprego, ou meio de vida.

Que cumprisse não todas as leis que estivesse sujeitas, mas que procurasse cumprir as básicas pelo menos e que não zombasse do seu Povo e do seu Rei, com seu cinismo e sua impunidade.

Que pensasse nos Jovens, pois esses carregam a bandeira do futuro, e soubesse que eles não são bestas nem vivem só  de bebidas e baladas. Muitos deles se preocupam com o futuro do seu povo, só não tem vez e nem voz.

Que pensasse também nos idosos, pois os mesmos merecem nosso respeito e são fontes vivas de experiência, a grosso modo é uma Consultoria para Vida a preço 0800.

Que pensasse com o mínimo de dignidade em Educação (pagando ao Professores salários dignos para que eles não tenham vergonha da sua profissão, pela esmola que recebe), Saúde (buscando uma saúde preventiva e não curativa), Cultura (povo sem Cultura é povo sem Identidade), Esporte (Mente Sã, Corpo São), Segurança (não subestimando o inimigo e lembrando que com o Progresso vêm as mazelas do Desenvolvimento).

Um Conselho que seguisse o modelo do Governo acima - e realmente fizesse o seu Papel, fiscalizando o Governo e dando suporte necessário para uma gestão de qualidade.

Um Povo que não fosse tão burro- pelo menos uma vez a cada dois anos, parasse pra pensar – que pensar não dói – e fizesse uma escolha sábia de seus representantes – que não trocasse seu poder de decisão por: 01 saco de cimento, um milheiro de tijolos, moto, carro, camisa, boné, uma rodada de bar, etc.

Enfim que o Povo realmente soubesse que tem um poder imensurável que é o Poder de Decidir.

E pra esse jovem era indiferente que fosse ELE ou ELA ou até mesmo HOMOSEXUAL ou BISEXUAL, isso não faz diferença alguma nesse caso. Bastava que ele tivesse o mínimo de qualidade, vergonha na cara e caráter.

Que tivesse pelo menos “Um Nome”: esse aqui é “Fulano de Tal”, e após a apresentação todos soassem como platéia de Teatro fazendo aquele biquinho redondo com a boca e emitindo aquele velho som conhecido: “Oooooooohhhhh!”


Mas esse Jovem continuava com suas preces e acreditava que um dia seria atendido (tá com a mulesta não) e nesse dia em diante viveriam felizes para sempre.

PS: Esta obra é uma peça de Ficção qualquer semelhança com a realidade será mera coincidência.


22 de fev. de 2012

Frase do Dia



"Se você não sabe para onde está indo, é provável que chegue lá."

Rod Gilbert - Jogador do New York Rangers (time de hóquei no gelo)

Feliz Ano Novo a todos

Olá Pessoal.

Feliz Ano Novo a todos vocês. Parece loucura, mas é isso mesmo, no Brasil o Ano Novo só começa agora depois do Carnaval.

Então vamos lá, arregaçar as mangas e mãos a obra, acabou o recreio.

Temos muitas tarefas de casa:
Eleições Municipais;

Olimpíadas;


Lei da Ficha Limpa;


Aumentar o PIB de 2012 em pelo menos 5% e driblar todas as expectativas.


Torcer para que a PEC 300 seja aprovada.

E tem mais, acorda Pooooovo, vamos à luta.

Avia, Cuida na Vida.

27 de jan. de 2012

Em terras estranhas

Prezados Leitores.

Saúde e Paz a todos.

Os acasos da vida fizeram com que eu retornasse a Capital Pernambucana, a Veneza Brasileira: Recife.

Atualmente tenho duplo domicílio, faço a ponte João Alfredo-Recife, semanalmente.

Trabalhando aqui e buscando meus objetivos.

Saudades do meu torrão todos os dias, nada contra Recife, mas segundo Daniel Soares, já dizia seu Pai o Sr.
Pedro Soares: “Em casa, até a própria Dor dói menos”.

Continuarei escrevendo alguma coisa, mas de João Alfredo passo a não ser mais uma fonte de informação atualizada, pois estou distante da “Cidade Feliz”, mas continuo escrevendo.

Um grande abraço a todos e segue a frase do dia:

“Pelo amor de uma rosa, o jardineiro é servo de mil espinhos.”
                                                                                              Turquia

Chico do Queijo





Ultimamente tenho sofrido com a notícia de um acidente de carro que aconteceu com um grande amigo nosso: FRANCISCO FERREIRA DE LIMA, popularmente conhecido como "Chico do Queijo".

Chico encontra-se atualmente hospitalizado sem mexer com suas pernas, embora sente seus pés.
Passou por uma Cirurgia em 27/01/12, uma lesão na coluna, coisa delicada, mas nunca desanimo e tenho fé.

Ao ligar ontem (27/01/12)pra sua esposa (Zélia), buscando informações sobre o estado de Chico, recebo uma pancada que me faz desmoronar ao ouvir Zélia chorando do outro lado do telefone.

Após esse momento comecei a refletir sobre incógnitas que aparecem em nossas vidas e nunca teremos resposta, pelo menos agora não sei a resposta, se alguém souber, por favor, me responda.

Vamos aos fatos:

Chico é uma pessoa normal, com seus defeitos e qualidades, mas tem um dom de fazer amizades.
Brinca, ri, e melhor faz muita gente rir, sabe aquelas pessoas que chega pra levantar seu astral e sempre tem uma palavra de apoio. Palavra essa que é como "a bóia" daqueles que estão naufragando.
Ainda se não bastasse, Chico possui uma inteligência ímpar, embora despercebido por muitos devido ao seu jeito simples de ser, vestir, e falar. Isso esconde uma cabeça valiosa, cheia de informações e conhecimentos.
Atualizado, pronto pra qualquer sabatina.
É assim Chico do Queijo.

Como motorista, é muito prudente, anda devagar, devagar até de mais às vezes, pelo que sei esse seria seu primeiro acidente, salvo engano.

Pois bem diante deste currículo, acontece um acidente com Chico.

E Chico sai do Palco, tornando nossas vidas mais tristes.
Sem suas piadas, seus ensinamentos, suas valiosas opiniões.

Ai caro leito começa as indagações:

POR QUÊ?
Um acidente com um Motorista tão prudente como Chico?
Uma pessoa maravilhosa com seus defeitos e muitas qualidades, por quê?
E nessas horas pergunto novamente: Existe Destino ou somos balizados pelo Acaso?

A conclusão que tiro dessa situação é a que todos sabemos, busco nas letras de imortais os ensinamentos dessa situação:
 


 Do poema "Seiscentos e sessenta e seis" de Mário Quintana:
"A vida é uns deveres que nós trouxemos para fazer em casa.
Quando se vê, já são 6 horas: há tempo…
Quando se vê, já é 6ªfeira…
Quando se vê, passaram 60 anos…
Agora, é tarde demais para ser reprovado…
E se me dessem – um dia – uma outra oportunidade,
eu nem olhava o relógio.
seguia sempre, sempre em frente…
E iria jogando pelo caminho a casca dourada e inútil das horas."
 


De Renato Russo:
"(...) É preciso amar as pessoas como se não houvesse amanhã
e se você parar pra pensar, na verdade não há." 





De Chico Xavier:
"CONFIE SEMPRE
Não percas a tua fé entre as sombras do mundo. Ainda Que Os Teus pés estejam sangrando, segue para a frente, erguendo-a por luz celeste, acima De ti mesmo. Crê e trabalha. Esforça-te no bem e espera Com paciência. Tudo passa e tudo se renova na terra, mas o que vem do céu permanecerá. De todos os infelizes os mais desditosos são os que perderam a confiança Em Deus e em si mesmo, porque o maior infortúnio é sofrer a privação Da fé e prosseguir vivendo. Eleva, pois, o teu olhar e caminha. Luta e serve. Aprende e adianta-te. Brilha a alvorada além da noite. Hoje, é possível que a tempestade te amarfanhe o coração e te atormente o ideal, aguilhoando-te com a aflição ou ameaçando-te com a morte. Não te esqueças, porém, de que amanhã será outro dia."

Ficamos por aqui orando por Chico e sempre pedindo que seja feita a vontade de Deus e não a nossa.

Mas tenho fé e acredito que ainda continuarei escrevendo por aqui boas notícias e as peripécias de um amigo que aprendi a amá-lo.
De uma pessoa que contribuiu muito na minha vida.
Que sem querer me sustentou quando eu tava caindo num abismo, sem esperança, naufragando e ele chegou e me jogou aquela "bóia".
Talvez nem saiba disso.

Te amo Amigo e a vida é muito curta pra esconder o quanto sentimos por pessoas maravilhosas como você.

Estou orando por você sempre meu Amigo e meu Irmão: Francisco Ferreira de Lima - "Chico do Queijo".
 



Benízio Filho